Quando há suspeita de TDAH, o que deve ser feito?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição do neurodesenvolvimento, ou seja, seus sintomas surgem ainda na infância e/ou adolescência. Suas principais características estão relacionadas à dificuldade de manter o foco, controlar impulsos e, em alguns casos, regular a atividade motora. É comum que crianças e adolescentes apresentem dificuldades de aprendizagem e baixo rendimento escolar, assim como adultos percebam prejuízos no trabalho ou nas atividades do dia a dia devido à dificuldade de concentração.

Nesses casos, quando há suspeita de TDAH, o primeiro passo é buscar uma avaliação psicológica clínica. Esse processo auxilia na compreensão das potencialidades e dificuldades do indivíduo, identificando características associadas ao quadro de TDAH. Para isso, são utilizadas entrevistas clínicas, testes e instrumentos psicológicos, além de questionários e escalas de avaliação, com o objetivo de investigar as áreas em que há maior prejuízo no funcionamento do avaliado. Dessa forma, é possível compreender o funcionamento global da pessoa e orientar um plano de intervenção mais adequado.

Todo esse processo é essencial também para descartar outras causas possíveis. Alguns sintomas do TDAH podem se manifestar em quadros de ansiedade, depressão, dificuldades de sono ou períodos de estresse. Por isso, o profissional deve estar atento a essa diversidade de manifestações e avaliar o maior número possível de características, buscando compreender o funcionamento do paciente como um todo e realizar um diagnóstico diferencial preciso.

Assim, caso você tenha percebido que seu filho ou filha está apresentando dificuldades escolares, queixas sobre o comportamento em sala de aula, ou se você mesmo(a) suspeita de dificuldades em manter o foco em suas atividades diárias, busque uma avaliação psicológica. É por meio desse processo que suas características (ou as de seu filho) poderão ser identificadas de forma clara, auxiliando na definição de um plano de tratamento mais eficaz e promovendo uma melhor qualidade de vida.